-A A +A
São Mateus - ES

III SEMAP - 2017

III Semana da Pedagogia da UFES - Campus São Mateus:

"Apesar de você (s): a persistência do ensino e pesquisa na educação".

Com o intuito de contribuir com a formação inicial e continuada dos acadêmicos e profissionais da educação do norte capixaba foi proposta a III Semana da Pedagogia do CEUNES: "Apesar de você (s): a persistência do ensino e pesquisa na educação".
Programado para os dias 21, 22, 23 e 24/11/2017 o evento pretende contribuir no processo de consolidação do curso de Pedagogia no CEUNES bem como oferecer um espaço de diálogo entre o Mestrado em Ensino na Educação Básica, o curso de Pedagogia, e demais licenciaturas ofertadas no campus e na região. Haverá palestras, sessões de comunicações e workshops, além de atividades culturais.


PARTICIPE DA NOSSA PESQUISA DE OPINIÃO ! 


Clique aqui e veja os Anais da III Semana da Pedagogia !


 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

• 21/11 (Terça-Feira)

Local: Auditório Central do Ceunes.

19h00 - Credenciamento

19h30 - Abertura Cultural

20h00 Mesa de abertura:

Denise Meyrelles de Jesus - Departamento de Educação, Política e Sociedade – DEPS; Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE; Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Isabel Matos Nunes - Professora da Faculdade Vale do Cricaré.

Rita de Cássia Cristofoleti - Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas Ceunes/Ufes; Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica – Ceunes/Ufes.

Palestra: "Pesquisas em Educação Especial em uma perspectiva inclusiva" - Denise Meyrelles de Jesus.


• 22/11 (Quarta-Feira)

Local: Corredor Eixo 3

Nosso local de encontro será o corredor do EIXO 3 (CEUNES) onde será feito o credenciamento e encaminhamento à sala do seu workshop.

19h00 - Credenciamento

19h30 - Workshops

Cada Workshop terá um número limitado de vagas, podendo cada inscrito optar por apenas um. Será feita a seleção por ordem de inscrição e entraremos em contato por e-mail com os selecionados. Caso o selecionado não confirme em até 24h o comparecimento, entraremos em contato com o próximo da lista.

  • Contação de Histórias Africanas e Afrodescendente.

Por meio dos contos africanos e afro descentes utilizar técnicas de contação de histórias, baseando-se no Griot como mestre de conhecimento e saberes tradicionais. Oralidade e corporeidade na construção de bonecas Abayomi e Panôs.

Ministrante: Profª Drª Eliane Gonçalves da Costa

  • Saberes para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares

O ensino da aritmética deve ser concebido como um modo de pensar, principalmente, no trabalho com crianças e, assim, incutir nas ações escolares cotidianas, a criatividade, o desenvolvimento do raciocínio matemático e a reflexão. A oficina busca explorar os saberes necessários para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares de maneira lúdica e significativa.

Ministrantes: Andia Ribeiro Alves; Hairley Fiqueira Mesquita; Luana Kathelena Ribeiro Brandão; Renata Cristina Araujo Gomes; Rosangela Miranda Santos; Rosiane Morais dos Santos Feitosa.

  • Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas.

Escrevendo o projeto. O método 4Q1POC. As partes de um projeto. O sucesso de um projeto. Leis de incentivo fiscal, fundos públicos e patrocínios. Prestação de contas. Exemplos de projetos culturais.

Ministrante: Professor Dr. André Malverdes.

  • A pessoa, o ser e o espaço: desenvolvimento do teatro social como proposta educativa.

A prática do projeto *A pessoa, o ser e o espaço* consiste em jogos de improvisação e exercícios teatrais, baseados no método criado pela americana Viola Spolin, no qual os  articipantes serão considerados "jogadores" e todas as suas ações serão traduzidas como "fiscalizações", privilegiando nos exercícios o "ponto de concentração" e a "experiência criativa", através de uma estrutura simples de orientação denominada ONDE, QUEM e O QUE.

O Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, servirá como base para a reflexão do ato social e político durante o desenvolvimento da proposta

Ministrante: Marcelo Cruz

  • Criar, Interpretar e Explorar: O RPG como método de Ensino.

A Oficina "Criar, Interpretar e Explorar: O RPG como método de Ensino", consiste em debater as mecânicas de jogo do "Role Playing Game", bem como a sua aplicabilidade na educação não formal, de forma lúdica e interdisciplinar, no exercício de leitura e no convívio sócio-interativo. Na atividade prática, criação de jogadores/personagens e jogo entre os participantes.

Ministrante: Wesley Alves.

  • Cuidar e Educar: cuidados com a saúde do bebê para o trabalho no berçário.

A atuação na educação infantil, envolve ações que visem o desenvolvimento integral das crianças, por meio de cuidados relacionais, os quais perpassam pela dimensão afetiva, cognitiva e aspectos biológicos do corpo, como também, a qualidade da higiene e dos cuidados com a saúde, bem como a forma como esses cuidados são oferecidos. Portanto, esta oficina teórico-prática, visa a capacitação do profissional/acadêmico  para realização de cuidados em saúde no berçário como higiene corporal, higiene bucal, cuidados com a alimentação e com o sono, atuação em situações de emergência,  além de práticas de promoção de saúde e prevenção de doenças comuns na infância.

Ministrante: Professora Suzana Antonio. Curso de Enfermagem. Ceunes/Ufes.

  • Dança afro-brasileira: ritmo e resistência.

Propõe oficina de dança afro-brasileira dialogada com aspectos histórico-culturais da população negra brasileira e africana; danças dos Orixás; dança afro-brasileira contemporânea.

Ministrante: Ariane Meireles - Professora da educação básica. Profissional em Dança Afro-brasileira. Mestra em Política Social. Ativista de Movimentos Sociais de Negras e Negros; Movimento Social de Lésbicas e Bissexuais “Santa Sapataria”; Movimento Social de Mulheres.


• 23/11 (Quinta-Feira)

Local: Corredor Eixo 3

Nosso local de encontro será o corredor do EIXO 3 (CEUNES) onde será feito o credenciamento e encaminhamento à sua sala de comunicação.

18h20 - Credenciamento

18h50 – Sessões de comunicações*

20h50 – Sessões de Comunicações*


• 24/11 (Sexta-Feira)

Local: Tenda Central do Ceunes

18h40 - Credenciamento

19h00 - Apresentação Cultural

20h20 - Roda de Conversa: "Poemas e canções: outras formas de (r) existir" 

Ministrantes: Profº Dr. Aílton Pereira Morila e a Profª Drª Eliane Gonçalves.

21h40 - Encerramento


* Orientações aos que desejam fazer comunicação no evento:

A SEMAP terá sessões de comunicações com publicação de resumos e trabalhos completos (ver anexo) em anais do evento. Aberto a pesquisadores de instituições de ensino e profissionais de educação em geral com temas que versem sobre pesquisas, ensino e extensão em educação. As apresentações durarão no máximo 15 minutos e não contarão com auxílio de recursos (banner, data show etc)..

Os resumos e trabalhos completos deverão ser enviados em documento word até as 23:59 do dia 12/11/2017 17/11/2017 para o e-mail semap.ceunes [at] gmail.com identificando-se no "assunto" como RESUMO - III SEMAP ou TRABALHO - III SEMAP.

Não serão aceitos trabalhos submetidos fora do prazo.


INSCRIÇÕES: https://goo.gl/forms/731HduJaP3JGdtds2

*O prazo para as inscrições on line terminam em 19/11/2017 (domingo) às 23:59, após esta data, as inscrições serão feitas presenciamente no horário de credenciamento proposto na programação evento.


 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540