-A A +A
São Mateus - ES

Projetos

Projeto de Iniciação Científica Junior

Eles ouvem, eu ouço: levantamento e análise do repertório musical de pais, professores e comunidade da EEEFM Pio XII
 
Coordenador: Ailton Pereira Morila
Monitores: Inglyd da Silva Becher e Mariany Bonomo Segantini
Tutor: Alexandre da Silva Mendes
Financiamento: FAPES/CNPq
 
Resumo: O presente projeto intitulado “Eles ouvem, eu ouço: levantamento e análise do repertório musical de pais, professores e comunidade da EEEFM Pio XII têm por objetivo coletar e analisar as canções ouvidas por várias gerações da comunidade escolar. Em outras palavras, reconstruir a memória musical da comunidade. Sâo 10 bolsistas de Iniciação cientifica Jr. (alunos da escola Pio XII).

 

Projeto CineMimesis

Criadora e Coordenadora: Ana Fernanda Inocente Oliveira

Resumo: O CineMimesis é um Projeto de Ensino, submetido e aprovado pelo edital do PIAA – Programa Institucional de Apoio Acadêmico -, sendo então apoiado pelo DAA/Prograd da Ufes. Trata-se de um trabalho de debate e discussão que aborda diferentes fenômenos e realidades sociais. Problematiza temas nevrálgicos que marcam a história, visando compreendê-los através do diálogo entre as áreas das Ciências Humanas e Sociais e o Cinema que, por sua vez, representa, expressa e redesenha a realidade nos seus diferentes períodos históricos. É, também, uma iniciativa de tentar sanar a observada carência de espaços culturais e de debates no universo acadêmico do Ceunes. Considerando a Universidade o espaço, por excelência, da produção de conhecimento, do debate e da criação, o CineMimesis, neste sentido, contribuirá para a expansão do universo cultural dos membros de nossa comunidade acadêmica, e da criação destes espaços de troca de conhecimento e debates. Sendo assim, o projeto se organiza em Ciclos Temáticos mensais. Cada ciclo é composto por 4 sessões, sendo uma sessão por semana, onde são realizadas mesas de discussão seguidas da exibição de um filme ou documentário. 

Detalhes: CineMimesis

 

Projeto a escrita nas práticas de Letramento Acadêmico

Coordenadora: Záira Bomfante dos Santos

Resumo: O percurso deste projeto tem sua origem em uma reflexão atenta ao movimento dialético entre a linguagem e o seu uso social, aliado ao interesse em voltar um olhar para a constituição discursiva da escrita acadêmica. Logo, esse projeto nasce devido à percepção de que pode-se contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento dos alunos de graduação a fim de que tenham domínios da escrita e dos gêneros acadêmicos de forma mais consistente. Desse modo, o seu objetivo centra-se em possibilitar práticas de leitura e escrita de textos e o domínio de operadores teóricos e linguísticos com vistas à produção de textos acadêmicos.

 

 

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900