-A A +A
São Mateus - ES

Histórico do Curso

A UFES, A CEUNES E O CEUNES

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) foi fundada no dia 5 de maio de 1954, durante a administração de Jones dos Santos Neves. Vinculada ao governo estadual até 1961, quando tornou-se uma Instituição Federal de ensino por meio da Lei Nº. 3.868, de 30 de janeiro de 1961, pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

No Norte do Estado, a presença do ensino superior público data da década de 1970, com a realização de cursos esporádicos para a formação de professores nos Município de Linhares e Nova Venécia.

A partir de 1990 foi implantada em São Mateus a Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo (a CEUNES) por meio do Plano de Interiorização no Norte do Espírito Santo (PINES), marco da interiorização do ensino superior público. Esse plano foi consolidado de forma permanente no ano de 2005[1]. Foram criados cinco cursos de licenciatura: Matemática, Educação Física, Letras, Ciências Biológicas e Pedagogia.

O Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização da UFES foi elaborado para atender o Programa de Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior do Ministério da Educação, sendo aprovado na Sessão Extraordinária do Conselho Universitário (CUn) ocorrida no dia 08 de novembro de 2005. Esse ato do CUn foi oficializado pela Resolução Nº. 43/2005. A estratégia do Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização da UFES iniciou-se pela elaboração de dois projetos. O primeiro envolvia a criação de um novo Centro Universitário no Norte Capixaba (São Mateus), que passou a ser chamado Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES). O segundo projeto foi destinado à ampliação do número de vagas e cursos existentes no Centro de Ciências Agrárias localizado no município de Alegre.

O CEUNES, resultado do Plano de Expansão da Interiorização da UFES em 2005, foi criado com objetivo de elaborar uma base permanente de ensino público superior no interior Norte do Estado, até então restrito aos campi de Goiabeiras e Maruípe, ambos localizados na capital.  A região Sul já contava com uma unidade de ensino superior desde 1969, o atual Centro de Ciências Agrárias de Alegre. A Região Norte, porém, estava carente de acesso ao ensino superior público.

A partir do segundo semestre letivo de 2006, após a contratação dos professores e técnicos administrativos que compõem o quadro do CEUNES, nove cursos de graduação, em nível de bacharelado, foram abertos, a saber: Engenharia de Computação, Engenharia Química, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção e Matemática, Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem e Farmácia.

O Programa de apoio a planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, definido pelo Decreto Nº. 6.096 de 24 de abril de 2007, conduziu a Direção do CEUNES a criar, através da portaria Nº. 008/2007, a Comissão Especial de Reestruturação e Expansão, responsável pelo planejamento e estudo de viabilidade dos cursos de licenciatura, preferencialmente no período noturno, para atender aos objetivos do decreto supracitado. Após o estudo de viabilidade, propõe-se, através da Portaria CEUNES Nº. 008 de 02 de maio de 2007, que esses novos cursos de licenciatura sejam desenvolvidos nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, em período noturno. Os detalhes deste estudo estão descritos no Projeto REUNI do CEUNES. (Fonte: Ampliação da Ufes, sustentação para o desenvolvimento do Espírito Santo. UFES: Vitória, 2010)

 

O curso de pedagogia proposto vem ao encontro das expectativas de ampliação da oferta de vagas em cursos noturnos. Mais que isso, vem resgatar a continuidade de um processo de melhoria do ensino na região que se iniciou com os primeiros cursos, em especial a pedagogia da terra.

 

Coordenadores

Mandato

Nome

2017- Atual

Profa. Dra. Marcia Helena Siervi Manso

2015-2017

Profa. Dra. Regina Celia Mendes Senatore

2013-2017

Profa. Dra. Regina Celia Mendes Senatore

 


[1] RODRIGUES, W. G. A implantação dos cursos de licenciatura do Centro Universitário Norte Do Espírito Santo (CEUNES) da Universidade Federal Do Espírito Santo (UFES): impasses e possibilidades. Projeto de pesquisa. DECH/CEUNES. São Mateus, 2010.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900